segunda-feira, 16 de maio de 2016

Atividades de Biologia

BIOLOGIA  PROFESSORA ROZANGELA TORQUATO



















TESTANDO O CONHECIMENTO
1)Muitas pessoas não sabem diferenciar corretamente o que é um ser vivo de um ser não vivo, entretanto, os organismos vivos apresentam características marcantes que permitem essa diferenciação. Uma dessas características é a capacidade de responder a estímulos, uma capacidade denominada de:
a) irritabilidade.
b) flexibilidade.
c) complexidade.
d) reação.
e) metabolismo.

2)É comum dizer que todos os organismos são formados por células, estruturas conhecidas como a unidade funcional e estrutural dos seres vivos. Alguns organismos, no entanto, são acelulares e, por isso, alguns autores não os consideram vivos. Entre os seres listados abaixo, qual é o único que não possui células em sua constituição?
a) bactérias.
b) fungos.
c) protozoários.
d) vírus.
e) animais.
3)Para um organismo ser considerado vivo, algumas características devem estar presentes. Analise as alternativas a seguir e marque o único atributo que não é encontrado em todos os seres vivos.
a) Hereditariedade.
b) Capacidade de responder a estímulos.
c) Corpo formado por várias células.
d) Capacidade de evoluir.
e) Metabolismo.

4)Sabemos que todos os seres vivos, com exceção dos vírus, são formados por células. Entretanto, alguns organismos possuem apenas uma célula, enquanto outros possuem milhares. O conjunto de células com estrutura e funções semelhantes recebe o nome de:
a) órgão.
b) organela.
c) tecido.
d) organismo.
e) molécula.

5)Constantemente, ao falarmos de anatomia e fisiologia humana, citamos alguns sistemas presentes no corpo, tais como o esquelético e o digestório. Um sistema pode ser definido como um conjunto de
a) células.
b) tecidos.
c) órgãos.
d) organelas.


6)Os seres vivos estão separados em diferentes níveis de organização. Quando falamos em um conjunto de seres vivos da mesma espécie que ocupam a mesma área geográfica, referimo-nos à qual nível?
a) espécimes.
b) população.
c) comunidade.
d) ecossistemas.
e) biosfera.
7)Observe a seguir os níveis de organização de um ser vivo e marque a alternativa que contém os termos que substituem adequadamente os números 1, 2 e 3.
Célula (1) (2) Sistema (3)
a) 1- tecido, 2- organismo, 3- corpo.
b) 1- órgão, 2- tecido, 3- organismo.
c) 1- tecido, 2- órgão, 3- organismo.
d) 1- organela, 2- tecido, 3- corpo.
e) 1- organela, 2-órgão, 3- tecido.









8)Sabemos que todos os seres vivos, com exceção dos vírus, são formados por células. Entretanto, alguns organismos possuem apenas uma célula, enquanto outros possuem milhares. O conjunto de células com estrutura e funções semelhantes recebe o nome de:
a) órgão.
b) organela.
c) tecido.
d) organismo.
e) molécula.


9)Constantemente, ao falarmos de anatomia e fisiologia humana, citamos alguns sistemas presentes no corpo, tais como o esquelético e o digestório. Um sistema pode ser definido como um conjunto de
·         a) células.
·         b) tecidos.
·         c) órgãos.
·         d) organelas.




10)Os seres vivos estão separados em diferentes níveis de organização. Quando falamos em um conjunto de seres vivos da mesma espécie que ocupam a mesma área geográfica, referimo-nos à qual nível?
a) espécimes.
b) população.
c) comunidade.
d) ecossistemas.
e) biosfera.

11)(UEL-PR) Considere as frases a seguir.
I. Atualmente, Rattusnorvegicus ocorre em todos os continentes.
II. As ratazanas de uma cidade vivem principalmente na rede de esgotos e nos depósitos de lixo.
III. Um rato branco é submetido a um experimento de fisiologia em laboratório.
As frases nas quais se mencionam, respectivamente, um indivíduo, uma espécie e uma população são:
a) I, II e III.
b) I, III e II.
c) II, III e I.
d) III, I e II.
e) III, II e I.


12)Na composição química de uma célula existem componentes orgânicos e inorgânicos. Quais são esses componentes?



13)Assinale a afirmação que não faz parte da teoria celular:
a) Os seres vivos são formados por células.
b) Os fenômenos fundamentais da vida ocorrem em nível celular.
c) Toda célula resulta da divisão ou fusão de células pré-existentes.
d) Em todos os seres vivos as células realizam o mesmo tipo de ciclo celular.
e) As células-mãe transmitem suas características às células-filhas.

14)O material genético das células é:
a) a glicose
b) uma proteína
c) o colesterol
d) o ácido desoxirribonucléico.
e) um aminoácido

15)(UFRJ) Recentemente, houve grande interesse por parte dos obesos quanto ao início da comercialização do medicamento Xenical no Brasil. Esse medicamento impede a metabolização de um terço da gordura consumida pela pessoa. Assim, pode-se concluir que o Xenicalinibe a ação da enzima:
a) maltase.
b) protease.
c) lipase.
d) amilase.
e) sacarase.

16) (UFMG) Devem constar da dieta humana íons correspondentes aos seguintes elementos químicos, exceto:
a) cálcio.
b) cloro.
c) ferro.
d) sódio.
e) mercúrio.

17) (FUVEST-SP) Reserva de carboidratos nos músculos ficam na fórmula de:
a) glicogênio.
b) lactose.
c) amido.
d) sacarose.
e) glicose.


18)O amido só pode ser aproveitado após ser quebrado em partículas menores. Marque a alternativa que indica corretamente onde se inicia a digestão do amido.
a) boca.
b) faringe.
c) estômago.
d) intestino delgado.
e) intestino grosso

19)Relacione as informações de acordo com as letras dos órgãos identificados:

(a) Boca
 (b) Esôfago   
( c ) Estômago                                   
( d ) Intestino delgado
( e ) Intestino grosso                       .
( f ) Faringe

(     ) Tubo de aproximadamente 3 metros enrolado no abdômen.

(     ) Recebe os alimentos vindos do esôfago.
(     ) Contém os restos de alimentos que serão eliminados na forma de fezes.
(     ) Órgão que leva o alimento da boca ao esôfago.
(     ) Conduz os alimentos da faringe até o estômago.
(     ) Onde ocorrem os processos de mastigar, triturar e moer os alimentos


20) Faça um resumo de tudo que aprendeu até aqui ( mínimo 20 linhas).




Nenhum comentário:

Postar um comentário